HomeO que fazemosTrilha da Descoberta do Propósito

Trilha da Descoberta do Propósito

This post is also available in: English (Inglês)Você sabe qual é o seu propósito e qual o caminho para descobrir o que te faz feliz? Pensando em auxiliar você nessa trajetória, criamos a Trilha da Descoberta do Propósito.

This post is also available in: English (Inglês)

Que tal participar de uma experiência interativa, inovadora e em formato de game para te ajudar a descobrir o seu propósito? A Trilha da Descoberta do Propósito é um programa gratuito e online para guiar você em uma jornada de autoconhecimento e empreendedorismo.

Participante da primeira edição, Paloma Cogo, aluna do curso de Nutrição da Escola de Ciências da Saúde e da Vida, destaca que a experiência trouxe novos aprendizados. “Durante a Trilha eu conheci novas ferramentas e tive reflexões importantes sobre o meu perfil como empreendedora. Também tive a oportunidade de aprender sobre como estruturar uma ideia e como montar uma equipe para transformar essa ideia em realidade. Foi uma aventura muito interessante, que eu recomendo”.

Como funciona?

Tudo começa quando você acorda misteriosamente em uma ilha deserta, sem saber o que aconteceu. Suas lembranças são fragmentadas. A partir de agora, seu desafio é descobrir suas motivações, objetivos e propósito, para encontrar a si mesmo e desvendar o mistério trabalhando em equipe. Com elementos de jogos e narrativas imersivas, você terá contato com metodologias do Idear, novos conceitos e também irá conhecer seus colegas de trilha.

A Trilha da Descoberta do Propósito acontece de forma online, com acesso pela plataforma Moodle. Dividida em cinco fases, a experiência possui desafios que estimulam o desenvolvimento de competências empreendedoras e a descoberta do que faz seu coração bater mais forte.

Durante a jornada, você poderá percorrer cada capítulo quando e onde quiser, com até dois meses para concluir o caminho. Além do conteúdo assíncrono, a formação contará com fóruns para bate-papos sobre a experiência, integração entre os/as participantes e esclarecimentos de dúvidas.

Foto: Bruno Todeschini.

Coordenadora do Idear, a professora Naira Libermann ressalta a importância da descoberta do propósito para a trajetória profissional.  “Na Trilha, os participantes passam a refletir sobre como podem se tornar profissionais propositivos e gerar impacto na sociedade. A intenção estratégica dessa ação é que quando falamos de propósito, estamos falando de escolhas. É muito importante que estudantes e profissionais tenham em suas carreiras significados para sua vida pessoal e que possamos formar cidadãos com propósito”.

O que esperar deste curso?

Esta é uma experiência diferente do que você já viu até agora. Para te ajudar a desenvolver autoconhecimento e descobrir o seu propósito, você criará um personagem (avatar) e irá participar de uma aventura através uma animação dividida em capítulos. Nesta história, você acorda misteriosamente em uma ilha deserta. Você não sabe o que aconteceu e todas as suas lembranças estão fragmentadas. A partir de cada vídeo, você será convidado a responder exercícios de reflexão e autoconhecimento. O objetivo é você encontrar a si mesmo, trabalhando em equipe para conseguir desvendar o mistério e descobrir o seu propósito.

Quem pode se inscrever?

O curso é aberto ao público, com vagas limitadas.

Como funciona o curso e qual a dedicação prevista?

A atividade é online, via Moodle, mas conta com dois encontros facultativos realizados também via Zoom. A dedicação prevista para concluir o curso é de 20h e você terá até o dia 31 de outubro para realizar, podendo fazer cada etapa no ritmo que desejar.

Recebo certificado?

A atividade gera certificado (20h) e poderá ser aproveitada como horas complementares, dependendo da validação da sua Escola (PUCRS).