HomeO que fazemosIdeação

Ideação

Encontro de Empreendedorismo e Inovação da PUCRS

4º Ideação – Mundo em transformação 

A capacidade humana de evoluir e se adaptar nunca foi tão necessária quanto no momento em que vivemos. A inovação e criatividade são fundamentais para lidar com as incertezas da atualidade. O 4º Ideação tem como objetivo mostrar os caminhos para desenvolver competências empreendedoras em um mundo que transforma a si e a nós mesmos a todo o momento.  

Quando?
1º, 2 e 3 de setembro 

Onde?
No Youtube da PUCRS (Bate-papo) e no Zoom (Workshops – vagas limitadas).

O Ideação é gratuito aberto ao público.  Inscreva-se até 31/08. 

Clique aqui para fazer a inscrição

Todas as atividades do Ideação são gratuitas e os participantes recebem atestado de participação com carga horária de acordo com a(s) atividade(s) em que estiveram presentes (que vale horas complementares na PUCRS). Além da inscrição no evento, para garantir os atestados, será necessário fazer um check-in online durante as atividades. As inscrições vão até 31/08. 

Data
Horário
Onde? 
  O que vai rolar?
01/09 Das 18h às 19h Link para atividade no Youtube da PUCRS, clique aqui Diversidade é uma moda? Entenda como a inclusão entrou na pauta das organizações: bate-papo com a Thalita Gelenske Cunha, fundadora da Blend Edu
02/09 Das 10h às 12h Zoom (vagas limitadas) Educador empreendedor: como desenvolver as competências empreendedoras na educação
02/09 Das 18h às 19h Link para atividade no Youtube da PUCRS, clique aqui Empreendendo com criatividade em meio às incertezas: conversa com Thais Gomes, da Casa Vege e com Lívia Nunes, da Castela Tattoo Shop.
03/09 Das 14h às 16h Zoom (vagas limitadas) Educador empreendedor: como desenvolver as competências empreendedoras na educação
03/09 Das 18h às 19h Link para atividade no Youtube da PUCRS, clique aqui As transformações na educação empreendedora: bate-papo com Adriana Salles Gomes (Diretora-editorial da Qura Editora) e João Souza (Co-fundador e Head de Futuros Inclusivos do FA.VELA).

Confira a programação detalhada abaixo.

Programação

Diversidade é uma moda? Entenda como a inclusão entrou na pauta das organizações: bate-papo com a Thalita Gelenske Cunha, fundadora da Blend Edu

Quando?
01 de setembro, terça das 18h às 19h

Thalita Galenske Cunha 

Thalita é fundadora e CEO da Blend Edu, uma startup de impacto social que desenvolve projetos educacionais e projetos de consultoria para promover diversidade e inclusão em empresas. No seu portfolio estão empresas como a 3M, Globo, TIM, GE, Movile, Reserva, Ipiranga, Roche, etc.

Por causa da sua abordagem inovadora, a Blend Edu foi selecionada para a aceleração do Inovativa de Impacto SocioAmbiental, como semifinalista do desafio Singularity Global Impact Challenge (Singularity University) e para o Startup Rio 2019. Recentemente, Thalita foi selecionada para representar a juventude brasileira no Annual Meeting, evento do Fórum Econômico Mundial em Davos, e também saiu na lista Fornes Under 30 (um dos 6 destaques na categoria “Terceiro Setor e Empreendedorismo Social”).

Mediação: Profa. Dra. Naira Libermann

 



Empreendendo com criatividade em meio às incertezas

Quando?
Dia 02 de setembro, quarta das 18h às 19h

O que um restaurante vegano e um estúdio de tatuagem tem em comum? Duas empreendedoras com muita energia e vontade de fazer as coisas darem certo. Nessa conversa, conheça a Thais Gomes (aluna de Publicidade e Propaganda/PUCRS) e a Lívia Nunes (alumni da Psicologia/PUCRS), e descubra como elas se adaptaram ao cenário de adversidade sem perder de vista seus propósitos. 

Lívia Nunes

Tatuadora desde 2016, trabalhando com artes autorais em diversos estilos e técnicas. Em 2018, foi premiada nas categorias Iniciante e Aquarela no Tattoo Show RS. Recentemente, inaugurou seu estúdio próprio, a Castela Tattoo Shop, em sociedade com seu companheiro Rafael Gazzana, publicitário. Juntos, lançaram um projeto no Catarse que já conta com mais de 180 apoiadores. Lívia é formada em Psicologia pela PUCRS, com láurea acadêmica e destaque, tendo sido bolsista em Summer School na Universidade de Oxford. 

Thais Gomes

Formanda em Publicidade e Propaganda na PUCRS, cozinheira, empreendedora e inventora de moda. É sócia-fundadora do TeleVege, delivery de refeições veganas que existe desde 2016. Neste ano, iniciou as atividades da CasaVege, restaurante e delivery vegano em Porto Alegre. Adepta a filosofia do: comece com o que você tem e de onde você está.

Mediação: Prof. Me. Vicente Zanella



As transformações na educação empreendedora

Quando?
Dia 03 de setembro, quinta-feira das 18h às 19h

Bate-papo com Adriana Salles Gomes (Diretora-editorial da Qura Editora) e João Souza (Co-fundador e Head de Futuros Inclusivos do FA.VELA.

Adriana Salles Gomes

Jornalista com 30 anos de carreira, formada pela ECA-USP, e diretora-editorial das revistas MIT Sloan Review Brasil e HSM Management, sendo cofundador desta última. É coapresentadora do podcast nº 1 de carreiras no Brasil, o CBN Professional, e responsável pelas newsletters “The Update” e “Reviewer”. É coautora do livro “O Algoritmo da Vitória – Lições dos melhores técnicos esportivos do mundo para você aplicar em seu time, sua carreira e sua vida”.

João Souza

Escoteiro. Empreendedor Social reconhecido pela rede global Ashoka. Co-fundador do FA.VELA e Head da Futuros Inclusivos, uma plataforma de inovação social e futuros no campo de pesquisa e design de projetos nas áreas de educação, transformação digital inclusiva, impacto social e diversidade.

Mediação: Profa. Dra. Ana Cecília Nunes



Educador empreendedor: como desenvolver as competências empreendedoras na educação

Quando?
Dia 02 de setembro, quarta-feira, das 10h às 12h (primeira turma) ou dia 03 de setembro, quinta-feira das 14h às 16h (segunda turma). 

Público-alvo: professores de ensino superior, médio e fundamental.

Como formar profissionais capazes de lidar com as complexidades deste mundo em transformação? Como fazer com que eles não apenas prosperem em seus campos, mas também gerem impactos positivos para a sociedade e para a economia? Por meio de uma vivência prática online, os participantes desta oficina irão conhecer as competências empreendedoras de um jeito diferente e irão exercitar como aplicá-las em diferentes contextos educacionais. 

Ministrantes:  

Profa. Dra. Naira Libermann (Escola de Negócios)

Profa. Dra. Roberta Fin Motta (Escola de Ciências da Saúde e da Vida) 

Profa. Dra. Ana Cecília Nunes (Escola de Comunicação, Artes e Design – Famecos) 

Profa. Dra. Gabriela Kurtz (Escola de Comunicação, Artes e Design – Famecos)