HomeO que fazemosPara os alunos

Para os alunos

O IDEAR oferece disciplinas, oficinas, palestras e workshops com integração interdisciplinar, metodologias
ativas em sala de aula e estímulo à construção de propostas de soluções empreendedoras e inovadoras.

This post is also available in: English (Inglês)

 

PORTFÓLIO DE DISCIPLINAS

Além da Disciplina Projeto Desafios, concebida pelo e para o IDEAR, o Laboratório trabalha com um conceito de um portfólio de disciplinas a partir de disciplinas já existentes nos cursos.

Objetivo?

Formar percursos empreendedores em que os alunos tenham uma gama de disciplinas não sequenciais com metodologias ativas em que possam sdesenvolver em diferentes aspectos do empreendedorismo e da inovação.

Como?

Disciplinas interdisciplinar e disponível para alunos de todos os cursos de graduação (como eletiva), utilizar metodologias ativas de sala de aula (se a disciplinas não tiver, o IDEAR orienta o professor para a reestruturação da metodologia, a partir da utilização dos recursos lúdicos e pedagógicos do IDEAR ou da parceria com o Service Learning).

Hoje o IDEAR tem no seu portfólio as disciplinas:

– Formação Pessoal

– Tendências de Comportamento e Mercado

– Comunicação Digital em Publicidade e Propaganda

– Responsabilidade Social, Inovação e Empreendedorismo Social

– Fundamentals of Digital Entrepreneurship

– Alternative Dispute Resolution: Mediation, Arbitration and Conciliation

– Inovação e Desenvolvimento

– Laboratório – Interdisciplinariedade

DISCIPLINA PROJETO DESAFIOS

A disciplina Projeto Desafios, concebida especialmente para o Laboratório tem caráter interdisciplinar, aberta a todos os cursos. Foi idealizada a partir do conceito de Impact Labs (Laboratórios de Impacto). Conforme a Graduate School of Standford Business.

Objetivo?

Incentivar a atitude empreendedora e de inovação através de desafios temáticos, utilizando novas dinâmicas de sala de aula, com projetos guiados pela metodologia do Design Thinking. Esse formato de aprendizado experiencial empodera estudantes para explorar uma variedade de abordagens visando o impacto social e ambiental no mundo.

Como?

Por meio do contato com situações reais, o aluno tem a possibilidade de aplicar os conhecimentos teóricos na prática, desenvolvendo ferramentas úteis para= sua carreira e liderança na comunidade. Propõe desafios temáticos de inovação, utilizando recursos lúdicos para a discussão e temáticas como gestão 3.0, inovação em cada uma das áreas do conhecimento e o pensamento orientado a solução de problemas.

Saiba mais sobre a Disciplina Projeto Desafios

TORNEIO EMPREENDEDOR

O Torneio Empreendedor existe há 12 anos na PUCRS e está sob a gestão do IDEAR, que vêm repensando o seu formato para um caráter interdisciplinar.

Objetivo?

Despertar e estimular o espírito empreendedor dos alunos de graduação e pós-graduação (especialização, mestrado e doutorado) das IES brasileiras e também de pessoas não vinculadas à graduação (público em geral)

Como?

Por meio de um conjunto de ações e etapas, os alunos em grupos montam projetos de negócios que serão avaliados e selecionados para, no fim, encaminhar as melhores ideias às instituições da Universidade responsáveis pela concretização delas.

Saiba mais sobre o Torneio Empreendedor.

SERVICE LEARNING

Além da disciplina Projeto Desafios e das disciplinas do portfólio IDEAR, o Laboratório é sede das disciplinas que utilizam o Método Exponencial/Service Learning/IDEAR: uma metodologia de ensino desenvolvida pela PUCRS a partir do Service Learning em uma parceria entre a Pró-Reitoria de Extensão da PUCRS e o IDEAR (representando a Pró-Reitoria de Graduação da PUCRS).

Objetivo?

O método tem como essência o desenvolvimento de projetos pelos alunos de disciplinas curriculares de graduação, que procuram atender uma necessidade real de parceiros externos.

Como?

As atividades são realizadas em sala de aula com a orientação de professores e a participação dos parceiros, que podem ser empresas privadas, órgãos públicos ou entidades sem fins lucrativos.

MENTORIA DE PROJETOS

O IDEAR é também um espaço de facilitação para os alunos que buscam empreender. Por meio de mentorias de projeto, os alunos podem:

Participar de mentorias coletivas que estão previstas em nosso cronograma letivo (fale com a gente para saber quais são as datas e atividades previstas).

Reservar salas do espaço para reunir colegas para trabalhar novas ideias, projetos e desenvolver questões ligadas ao empreendedorismo e inovação (somente para alunos e professores).

Os vencedores do Torneio Empreendedor participam do Programa Rocket, curso de extensão concebido especialmente para eles. Este curso visa orientar de forma mais personalizada os alunos com projetos bem qualificados, mostrando os caminhos para a modelagem do negócio. O objetivo principal é fazer, de fato, as ideias saírem do papel e se concretizarem como iniciativas reais, estando aptas para incubar ou enfrentar desafios maiores.

IDEAÇÃO

O Ideação, encontro de empreendedorismo e inovação da PUCRS, é um evento que ocorre anualmente em parceria com o PUCRS Carreiras.  O Ideação é gratuito e aberto ao público, e conta com oficinas e painéis com profissionais do mercado que trocam experiências com os participantes.

Próxima edição: maio de 2020.