This post is also available in: English (Inglês)
Cada momento demanda o desenvolvimento de aptidões que nos tornam capazes de gerar valor, seja sobre contextos simples ou mais complexos. As competências empreendedoras nos ajudam a percorrer a jornada do empreendedorismo com todas as ferramentas de que precisamos.
Por isso, o futuro promete não mais profissões como hoje conhecemos. O profissional mais valorizado será aquele com o maior número de competências empreendedoras, ou seja, capaz de resolver problemas e superar desafios.
IDEIAS E OPORTUNIDADES
É o saber observar e identificar o que pode ser solucionado, conectando a isso a visão e a criatividade para promover soluções de impacto. As competências desenvolvidas aqui ajudam a extrair o melhor das ideias, resultando em um empreendedor com capacidade de observar, imaginar e conectar conhecimentos e percepções em prol de um objetivo comum.
RECURSOS
Tirar uma ideia do papel exige recursos, estejam eles já disponíveis ou não. Essas competências desenvolvem um empreendedor que sabe mobilizar pessoas e obter novos conhecimentos, assim como tem autoconhecimento e é resiliente. Empreender é acreditar em si mesmo e nas próprias capacidades, ao mesmo tempo em que se mantém em constante desenvolvimento.
AÇÃO
De que adianta só ter uma ideia se ela não vira ação? Em algum momento é preciso tomar a iniciativa, com objetivos claros e comn as pessoas certas. Lidamos com incertezas no meio do caminho, mas o importante é sempre aprender com as experiências, tirando lições dos resultados positivos e negativos.